tuscarvalho Posted April 19, 2017 Share Posted April 19, 2017 Bom dia Pessoal, sou novo com a prestashop,estou tendo algumas dificuldades e necessito de muita ajuda!Tem alguma maneira de editar o template pelos fontes, ao invés da área administrativa? Percebi que são arquivos com extensões .tpl. Como proceder? Tem alguma IDE específica, esse template é em WordPress?Conto com voces! Desde já agradeço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted April 19, 2017 Share Posted April 19, 2017 Prestashop nao tem nada a haver com WordPress. Templates podem possuir vários nome(fotrmatos) de ficheiros. HTML é o mais comum, tpl é o formato que o Prestashop usa. Se quiser editar fontes, entao vai pela global.css do seu tema. /themes/seutema/css/global.css O Prestashop é composto por vários módulos, Algns módulos possuem css próprio, sendo que mesmo vc. alterando o css global, as fontes para o módulo específico tmbm. terá que ser alterado. Para alterar ficheiros use o notepad ++ Tutoriais para alterar o design vc. encontra alguns aqui no fórum. Use a barra de busca, ou entao a busca no Google. No YouTube vc. encontra videos completos para alterar i design em seu todo (como dito anteriormente composto de muitas partes). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Posted March 13, 2018 Share Posted March 13, 2018 Olá! Qual é o path padrão para alterar os arquivos html do prestashop? Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted March 13, 2018 Share Posted March 13, 2018 /themes/seu tema. O formato é tpl e nao html. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Posted March 14, 2018 Share Posted March 14, 2018 16 hours ago, selectshop.at said: /themes/seu tema. O formato é tpl e nao html. Olá! Obrigado pela resposta! Pelo que vi fazendo uma busca por arquivos tpl dentro do meu tema, encontrei um arquivo chamado index.tpl, mas quando abro o que tenho após os comentários é isto: {extends file='page.tpl'} {block name='page_content_container'} <div id="content" class="page-home"> {block name='page_content_top'}{/block} {block name='page_content'} {$HOOK_HOME nofilter} {/block} </div> {/block} Tipo, isso é php, certo? Eu só tenho conhecimentos em html e css (básico), de forma que isto para mim é (por enquanto) hieróglifo! A questão é, quando peço para ver o código da home, o path é : meusite/index.php e neste código, eu tenho muito mais conteúdo, e as partes em html que preciso alterar e era exatamente este arquivo em que gostaria de fazer as alterações; em html; que necessito. Em resumo : Meu dilema atual é: Onde está este arquivo realmente escondido no Prestashop? Algum help!? Agradeço desde já! Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted March 15, 2018 Share Posted March 15, 2018 Antes de mais nada, qual a versao Prestashop que está usando ? Se for 1.7. entao deixa. Esta versao está uma bagunca, por rodar em partes smarty e em partes symfony. É uma versao transitória para 100% symfony. Aqui os ficheiros estao em duplo, triplo para assegurar que as funcoes funcionem ! Use Prestashop 1.6. que é estável. Na versao Prestashop 1.7. vc. NO MOMENTO !! pois isto muda de versao em versao, vc. encontra os templates na pasta /themes/seutema/templates/_partials e em algumas outras pastas. Prestashop nao possue arquivos ou pastas escondidads. A arquitetura é bem clara. Mas isto serve para PS 1.6. Já PS 1.7. é uma versao em desenvolvimento, ou seja muda de versao para versao como já escrito mais acima. Documentacao para webdesigners vc. encontra aqui: PS 1.7.- http://doc.prestashop.com/display/PS17/Theme+Developer+Guide PS 1.6. - http://doc.prestashop.com/display/PS16/Designer+Guide Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel - PrestaBR Posted March 15, 2018 Share Posted March 15, 2018 Contudo, se vc tem conhecimento básico de HTML e CSS, recomendo que altere apenas o CSS, pois alterar os templates (*.tpl) pode ser complicado e erros podem estragar a loja. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Posted March 16, 2018 Share Posted March 16, 2018 On 15/03/2018 at 8:16 AM, selectshop.at said: Antes de mais nada, qual a versao Prestashop que está usando ? Se for 1.7. entao deixa. Esta versao está uma bagunca, por rodar em partes smarty e em partes symfony. É uma versao transitória para 100% symfony. Aqui os ficheiros estao em duplo, triplo para assegurar que as funcoes funcionem ! Use Prestashop 1.6. que é estável. Na versao Prestashop 1.7. vc. NO MOMENTO !! pois isto muda de versao em versao, vc. encontra os templates na pasta /themes/seutema/templates/_partials e em algumas outras pastas. Prestashop nao possue arquivos ou pastas escondidads. A arquitetura é bem clara. Mas isto serve para PS 1.6. Já PS 1.7. é uma versao em desenvolvimento, ou seja muda de versao para versao como já escrito mais acima. Documentacao para webdesigners vc. encontra aqui: PS 1.7.- http://doc.prestashop.com/display/PS17/Theme+Developer+Guide PS 1.6. - http://doc.prestashop.com/display/PS16/Designer+Guide Olá! Obrigado pela resposta. Estou usando a versão 1.7.2.3 com um tema que veio com algumas partes não traduzidas e que não tem o respectivo acesso para tradução dentro do backoffice, por isso a minha preocupação em encontrar as palavras a substituir. Consegui acesso a algumas mexendo nos arquivos que aos poucos fui encontrando e entendendo onde ficavam. Não ficou tudo perfeito ainda, mas o principal já fiz e como não tenho mais tempo disponível e preciso colocar a loja no ar este fim de semana, vou seguir em frente e depois volto a tentar "fuçar" e ver o que mais consigo fazer e aprender. De qualquer forma agradeço pelas dicas recebidas! Muito obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Posted March 16, 2018 Share Posted March 16, 2018 On 15/03/2018 at 1:06 PM, Daniel - PrestaBR said: Contudo, se vc tem conhecimento básico de HTML e CSS, recomendo que altere apenas o CSS, pois alterar os templates (*.tpl) pode ser complicado e erros podem estragar a loja. Valeu Daniel! Já percebi que os TPL tem que mexer só nas partes dos textos da loja para não arranjar confusão. Pelo menos, não por agora, já que não entendo dessa outra parte, mas acho que curti a parada e futuramente, se tiver tempo, vou explorar um pouco mais! Obrigadão! Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted March 17, 2018 Share Posted March 17, 2018 8 hours ago, Gabriel said: Olá! Obrigado pela resposta. Estou usando a versão 1.7.2.3 com um tema que veio com algumas partes não traduzidas e que não tem o respectivo acesso para tradução dentro do backoffice, por isso a minha preocupação em encontrar as palavras a substituir. Neste caso sugiro trocar de provedor. As traducoes sempre deverao ser ajeitadass pelo back-office e nunc por ficheiros. Servidores deverao cumprir aos requisitos mínimos. Se nao cumprem, entao sempre vai ter problemas com o Prestashop. E nao somente com a parte de traducoes, mas também com funcoes essencias para o uso do mesmo. Requisitos mínimos: https://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configuração-mínima-para-prestashop/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts