itscaiqueck Posted October 3, 2016 Share Posted October 3, 2016 (edited) Olá pessoal, bom dia! Tenho enfrentado um problema difícil de resolver e espero que possam me ajudar. Vou relatar da melhor forma que eu puder. Servidor: GoDaddy, compartilhado, Linux, 2GB de Memória. Versão do Prestashop: 1.6.1.7 O problema: Os e-mail da Prestashop não estão sendo enviados para as contas do clientes. Porém, isso não acontece sempre, e-mails como "Pedido Cancelado" ou "Pedido Enviado" são recebidos pelo clientes, mas os demais tipos de e-mail como a confirmação do pedido, etc, não são enviados. Em "Parâmetros Avançados > E-mail" existe um log com todos e-mails enviados, mas somente os e-mail com status "order_canceled" e "shipped" chegam na caixa de correio dos clientes. No mesmo painel, nas configurações de envio testei os três jeitos: A) Utilizar a função PHP Mail() Resultados: chega a enviar os e-mails "order_canceled" e "shipped", mas não os demais. Ao tentar enviar um e-mail teste diz que o mesmo foi enviado e ele chega com sucesso para qualquer endereço de e-mail testado. B ) Definir meus próprios parâmetros SMTP (Sem encriptação e com a porta 25) Resultados: os mesmos resultados que no caso A. C) Definir meus próprios parâmetros SMTP (Com encriptação SSL e com a porta 587) Resultados: não envia nenhum e-mail, nem mesmo envia os e-mail testes. Ao tentar enviar um e-mail teste diz que o mesmo foi enviado, porém não chega com sucesso para qualquer endereço de e-mail testado. As configurações do Servidor SMTP, Usuário SMTP e Senha SMTP são válidas, já testadas em plataformas para teste, diferentes da Prestashop, no mesmo servidor. O estranho é que, a princípio, não há problemas com as configurações uma vez que ao menos dois tipos de e-mail ("order_canceled" e "shipped") são sempre entregues quando configurados no caso A e B. O que poderia ser? Será que a ausência dos templetes de e-mail no tema instalado (comprado na loja oficial da Prestashop) interfere em tal situação? Agradeço a todos desde já! Edited October 3, 2016 by itscaiqueck (see edit history) Link to comment Share on other sites More sharing options...
fixa3 Posted October 11, 2016 Share Posted October 11, 2016 Olá. Confirma se em "Estado de Encomendas" (Encomendas-->Estado de Encomendas) se nessas funções ("Pedido Cancelado ") está selecionado a função "Enviar e-mail ao Cliente". Se estiver ativo tenta mudar esta configuração: Clientes--> Apoio ao Cliente URL IMAP: mail."oteudominio".com Porta IMAP: 143 Coloca o teu user e passw IMAP De seguida, desativa todos expeto: "Eliminar mensagens" "Criar novo tópico" "Opções IMAP (/novalidate-cert)" Faz o teste e experimenta a ver se resolve Link to comment Share on other sites More sharing options...
itscaiqueck Posted October 11, 2016 Author Share Posted October 11, 2016 Olá. Confirma se em "Estado de Encomendas" (Encomendas-->Estado de Encomendas) se nessas funções ("Pedido Cancelado ") está selecionado a função "Enviar e-mail ao Cliente". Se estiver ativo tenta mudar esta configuração: Clientes--> Apoio ao Cliente URL IMAP: mail."oteudominio".com Porta IMAP: 143 Coloca o teu user e passw IMAP De seguida, desativa todos expeto: "Eliminar mensagens" "Criar novo tópico" "Opções IMAP (/novalidate-cert)" Faz o teste e experimenta a ver se resolve Olá! Agradeço sua resposta. Fiz o que foi solicitado. Todos os status dos pedidos (estados) estão configurados como selecionados em "enviar e-mail ao cliente". Também configurei conforme solicitou a configuração IMAP no atendimento ao cliente. Depois disso, testei a realização de um pedido. Novamente, nenhum e-mail foi enviado. Nenhum e-mail com a fatura/detalhes do pedido, nem o e-mail de confirmação, de envio ou entrega, chegou a caixa de correio do cliente destinatário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tcschiavi Posted October 19, 2016 Share Posted October 19, 2016 Olá! Aqui vai uma recomendação que, a princípio, parecerá loucura, mas comigo funcionou dessa forma. (estou usando presta vs. 1.6.1.6 com o tema padrão) Vá em Localizações > Traduções Em MODIFICAR TRADUÇÕES selecione: Tipo de Tradução > Traduções de template de e-mail Selecione seu tema > selecionar seu tema Selecione idioma > selecionar o seu idioma Clique em MODIFICAR :: IMPORTANTE :: Localize um desses e-mails que seu cliente não recebe e vá até ele... Vá em Editar versão HTML Com MUITA CAUTELA faça uma alteração qualquer no texto: - inclua palavra (s); - exclua um ponto; qualquer alteração e SALVE. A saber, no meu caso eu inclui um texto no rodapé do template do e-mail. Voltando um pouco sobre CAUTELA na alteração, lembre-se: Algumas destas expressões usam esta sintaxe especial: %d. Você PRECISA utilizar a mesma sintaxe em suas traduções. Aqui estão alguns exemplos: • "Existem %d produtos": "%d" será substituído por um número. • "Lista de páginas em %s": "%s" será substituído por um texto. • "Característica: %1$s (%2$d valores)": Os números permitem reordenar as variáveis quando necessário. Então não altere nada que contenha essas expressões a menos que você saiba o que está fazendo. Já em Parâmetros Avançados > E-mail configurei da seguinte maneira: Enviar email para > Serviço ao cliente Definir meus próprios parâmetros de SMTP (Ex: smtp.seudominio.com) Envie e-mails no formato HTML Já as configurações do SMTP você deve seguir as recomendadas pela hospedagem. Espero ter ajudado. Abraço; Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Bom dia... O PHP Mailer do Prestashop não envia mensagens para hotmail ou gmail por exemplo. Tentei usar o SMTP do meu domínio, mas nenhuma configuração funciona. (TLS/portas/host...) Dá sempre erro "fsockopen returned Error Number 111 and Error String 'Connection refused'" ou de autenticação. Alguém tem uma solução para isso ou algum módulo que resolva ? Grato, Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Bom dia. Estou com um problema bem parecido. O PHPmailer não envia para gmail ou hotmail. Não consigo configurar o SMTP próprio. Sempre dá erro de autenticação ou "fsockopen returned Error Number 111 and Error String 'Connection refused'" Tem alguma ideia ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel - PrestaBR Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Na verdade a função PHP Mail() sempre envia, mas alguns servidores rejeitam pela grande quantidade de SPAM gerado por este tipo de envio, que não é autenticado. Recomendo verificar com o suporte da sua hospedagem quais os parâmetros corretos do SMTP e, se possível ativar também a autenticação (DKIM, SPF), para garantir que os e-mails do sistema não serão classificados como SPAM (a menos que alguém reporte o seu domínio ou IP como SPAMMER).. Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Como o Daniel já escreveu em seu outro tópico: entre em contato com o seu provedor. O servidor está mal configurado ou seja a porta está trancada (erro fsockopen 111) e nao pode enviar as mensagens através da porta cofigurada no servidor. Por favor evite tópicos duplos ! Link to comment Share on other sites More sharing options...
tcschiavi Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Bom dia. Estou com um problema bem parecido. O PHPmailer não envia para gmail ou hotmail. Não consigo configurar o SMTP próprio. Sempre dá erro de autenticação ou "fsockopen returned Error Number 111 and Error String 'Connection refused'" Tem alguma ideia ? Renzor, bom dia! Como complemento ao que nosso amigo selectshop.at, tente fazer o que está anterior a sua postagem, pode parecer, a principio que não tem nada a ver. Mesmo assim, siga o passo a passo ali e veja se funciona. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Eu já segui esses passos e não há configuração de SMTP que seja válida para o Prestashop. Eu estou colocando as mesmas configurações que uso no thunderbird e no iphone, mas mesmo assim o PS dá como inválida. Apenas a mensagem muda, mas o erro continua. Detalhe: Nem gmal, nem hotmail, recebem msgs pelo phpmail. Para outros provedore, não há problema. Por essa razão eu queria usar o meu smtp. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tcschiavi Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Você está em localhost ou já está hospedado? Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 O problema está na sua hospedagem e nao no Prestashop. Erro fsockopen 111 diz que a porta esta trancada. Deverá verificar a porta que foi configurada no servidor. Pode ser que existem configuracoes diferentes no servidor para o que está na php.ini e no smtp. Pode ser um firewall no servidor mal adptado. Entre em contato com o seu provedor. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 Estou tentando falar com o provedor. O problema é que não sou expert em unix e eles dizem que posso fazer isso sozinho via WHM. Mas não sei como e nem eles me dizem. Estou num servidor VPS. Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 4, 2017 Share Posted May 4, 2017 (edited) Ok, ultima informação do provedor é que eu preciso fazer as alterações diretamente nos arquivos do sistema. Alguém tem ideia melhor ? Edited May 4, 2017 by renzogr (see edit history) Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 Se o servidor nao está corretamente configurado, entao terá que fazer as alteracoes como o seu provedor recomendou. Nao existe outra maneira. No internet vc. encontrará um monte de tutoriais. Terá que experimentar, pois isto é uma adaptacao customizada e de servidor em servidor diferente, sendo assim fora de suporte por aqui. Terá que descobrir primeiramente qual OS (sistema operacional - apache,ngnix, etc.), e versao php que está usando e em cima destes dados consultar o Google como configurar corretamente. Tutoriais WHM - 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel - PrestaBR Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 Pelo cPanel (nem precisa acessar o WHM) vc pode verificar facilmente quais as configurações de SMTP recomendadas. No menu "Contas de E-Mail" (E-mail Accounts) vc tem a lista de contas de e-mail. Em qualquer das contas deve ter uma opção "Configurar Cliente de E-mail" (Set Up Mail Client), onde você pode ver os parâmetros corretos para configurar o SMTP. Preferencialmente criptografado (No bloco "Secure SSL/TLS Settings (Recomendado)"). No painel principal do cPanel você deve ter ainda o menu "Autenticação", onde você deve ativar DKIM e SPF. Boa sorte. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 (edited) Pois é Daniel, já havia tentado essas configurações. Dá na mesma: ou erro de senha/usuário ou o tal fsockopen... Como eu já adiantei, não tenho experiência/conhecimento suficiente para fazer o que disse o selectshop.at acima... OU, existe alguma outra forma de fazer o phpmailer ser aceito pelos gmail/hotmail ??? O problema maior é esse: nem gmail, nem hotmail recebem os e-mails do sistema. Edited May 5, 2017 by renzogr (see edit history) Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted May 6, 2017 Share Posted May 6, 2017 O problema maior é esse: nem gmail, nem hotmail recebem os e-mails do sistema. Na verdade o problema descrito agora é outro. gmail e hotmail nao recebem seus mails porcausa de filtros que estes servicos usam. 1) Se nao está saindo nenhum mail seu, é porque o servidor está desconfigurado, e vc. vai ter que fazer adaptacao nos scripts como o seu provedor já indicou. 2) Se o seu problema somente sao gmail e hotmail, entao como o Daniel já indicou, deverá configurar o SMTP. Outra dica que podemos lhe dar é usar um IP dedicado para o envio dos seus mails. IP's de servidores compartilhados, sempre serao reconhecidos como SPAM. Qual versao Prestashop ? Quais portas já tentou ? Porta 25 deverá estar trancada mesmo para o hotmail e gmail. Já tentou com SSL, porta 465 ou TLS porta 587 ? Talvez este artigo lhe funcione: https://www.namecheap.com/support/knowledgebase/article.aspx/9751/31/how-to-configure-php-mailsmtp-authentication-for-different-cms#prestashop Se estiver usando o gmail como STMP em vez do seu próprio, entao achará aqui solucao. Ou este aqui: https://www.prestashop.com/forums/topic/509734-email-configuration-error-gmail-smtp-server/page-2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
renzogr Posted May 7, 2017 Share Posted May 7, 2017 Uso o PS 1.6.0.14, num servidor VPS. Tenho um IP compartilhado e outro dedicado, mas acho que é o compartilhado que manda os emails pelo php mail. Já tentei todas as configurações possíveis para usar o meu smtp: com ou sem SSL, portas,.... E o hotmail/gmail continuam não recebendo emails da minha loja. Essa é a principal razão para mudar o smtp. Grato, Link to comment Share on other sites More sharing options...
selectshop.at Posted May 8, 2017 Share Posted May 8, 2017 Com IP dedicado os mails deverao funcionar com o hotmail/gmail, desde que este IP nao esteja listado em blacklists porcausa de spam. Em um VPS vc. tem acesso root. Neste pode fazer a configuracao diretamente nos scripts do servidor através de SSH. No internet vc. encontra um monte de tutoriais, inclusive no YT. É só experimentar. Nós aqui somente podemos dar dicas. Infelizmente o suporte de como configurar servidores corretamente na verdade nao é tema do fórum Prestashop. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts